Entenda como fazer um bom currículo para, dessa forma, finalmente ser chamado para mais entrevistas.
Olá pessoal, tudo bem? Tudo bom amados e amadas? Macruz aqui falando de empregabilidade! E hoje eu vou falar do tema mais básico de empregabilidade, que é o currículo. Exatamente: o currículo!
O currículo mudou um pouco em relação a como ele era antigamente. Vou fazer uma pergunta e vocês me respondam, por favor. Qual vocês acham que é a função do currículo? Vocês acham que o currículo em si gera empregos? O currículo é a ferramenta para ter o emprego?
Antes, antigamente, sim. O currículo gerava o emprego, mas hoje em dia o currículo não gera mais o emprego. Hoje em dia o currículo é uma ferramenta para te levar para as entrevista e a entrevista em si é o que garante o seu emprego. O currículo é uma isca para levar as pessoas para entrevistas.
E aí, quero falar com o pessoal que faz currículo em Lan House, esses currículos de vocês já estão bastante ultrapassados. Nesses anos de trabalho eu tive contato com mais de 70 desempregados por dia, no PAT da cidade de Itu. Falei com as empresas que contratam e também conheci de perto como funciona a parte de RH, o pessoal do recrutamento e seleção dos novos funcionários. Gente, pasmem, 80% das pessoas não sabe como fazer um bom currículo e, ingfelizmente, esse número pode ser bem maior do que 80%.
Para as pessoas que fizerem nosso curso de capacitação, nós vamos ajudar pessoalmente a melhorar o currículo, a fazer com que o recrutador não jogue o seu currículo direto no lixo sem ler nada. E claro, vamos indicar as vagas, fazer o acompanhamento e o treinamento, plano de estudos e capacitação… É enorme o número de pessoas que distribui um montão de currículos todos os dias, mas nunca recebe a ligação para marcar uma entrevista de emprego e nem fica sabendo o que aconteceu.
Infelizmente, a maioria dos recrutadores e do pessoal que decide quem chamar ou não chamar para uma entrevista, não tem muito tempo para ficar lendo todos os currículos em detalhes, um por um. Então, eles passam o olho rapidinho e, em poucos segundos, já sabem se aquele currículo tem potencial ou se pode ser jogado fora logo de cara, sem nem terminar de ler nada. E, se o recrutador não terminar de ler seu currículo, esquece, você não tem a menor chance de ser chamado para fazer a entrevista.
A maioria das pessoas que erra no currículo, erra nas mesmas coisas. Ás vezes as pessoas escrevem o currículo como se fosse um cardápio, cheio de coisas e todo confuso. Ou, para variar, escrevem aquele texto enorme com o mesmo papinho de sempre: “Eu quero trabalhar nessa empresa porque eu sou muito bom nisso, eu posso contribuir com aquilo, eu tenho experiência e quero ajudar a empresa a crescer nisso e naquilo outro”…. Esquece gente, o recrutador nem vai ler nada disso.
Não adianta mandar textão cheio de palavras bonitas e metas e enrolação!! Tem que ser completamente direto ao ponto e colocar um único objetivo, no máximo dois, apenas aquilo com o que você deseja mesmo trabalhar e pronto. Por exemplo: recepcionista, professora de ensino fundamental, professora de inglês, soldador, eletricista…. É só isso, um objetivo certo e direto. Não precisa colocar estado civil, endereço da sua casa e um monte de coisas encher de linguiça!
AGORA VOU FALAR O QUE PRECISA COLOCAR DE FATO:
- Seu nome, o seu e-mail profissional (cuidado com aqueles e-mail esquisitos), pelo menos dois telefones: o seu celular e um outro para deixar recado.
- Sua escolaridade, por exemplo: Ensino Médio Completo, Graduação Completa em…. (coloca o curso que você fez), Cursando Mestrado em… (curso tal)
- Uma lista de cursos extras, trabalhos voluntários, treinamentos, capacitação… Por exemplo: Curso de Inglês na escola tal de tal a tal período. Curso de Informática ou de qualquer outra área que tenha a ver com a sua área de interesse pela vaga que você quer concorrer.
- Sobre os cursos extras, é importante só colocar os cursos que você tenha um certificado para poder provar.
- As empresas aonde você trabalhou. Com o nome da empresa, o cargo que você ocupou e o ano de início e término da função. Por exemplo: ESCOLA TAL…., PROFESSORA DE ENSINO FUNDAMENTAL, DE 2013 ATÉ 2017.
- Sobre as empresas, se forem muitas, não precisa colocar todas, só as que tenham mais a ver com a vaga que você deseja, ou só as mais recentes. Por exemplo, se a pessoa trabalha desde 1980, não vai listar todas as empresas que trabalhou em 40 anos de serviço, só as mais recentes ou as mais importantes. Ai teria que ver caso a caso, mas usem o bom senso.
- É legal também colocar as suas habilidades ou competências, características… Mas não precisa exagerar, não precisa mentir e nem colocar uma lista enorme. Só algumas, por exemplo: sou uma pessoa comunicativa, empática, prestativa, organizada, excelente trabalhando em grupo, foco na busca por soluções e resiliência
- E você pode fazer uma pequena lista com as suas qualificações profissionais, ou seja, as coisas com as quais você já trabalhou, as coisas com as quais você tem experiência…. E de novo, sem exageros.
- Um bom currículo não é cheio de textos e páginas. Use tópicos para coisas e palavras curtas. O currículo inteiro deve caber em uma única folha de sulfite, uma página só em PDF. Um currículo de duas ou mais páginas só se justificaria se você for uma pessoa muito foda, mas, só vendo o caso específico, né pessoal?
Para quem quiser o nosso acompanhamento, temos grupos de WhatsApp para tirar dúvidas e ajudar cada pessoa individualmente. Nosso intuito é garantir que o maior número de pessoas possível estejam empregadas. Nós corrigimos e acertamos o seu currículo para deixar pronto para ser distribuído, nós te encaminhamos para as entrevistas e te capacitamos para conseguir melhorar as suas chances de ser contratado ou contratada.
Então, é isso pessoal. Até o próximo vídeo.